Bem-vindo à nossa Landing Page dedicada a Marcos Pontes, o pioneiro astronauta brasileiro. Prepare-se para mergulhar na jornada inspiradora desse herói nacional, explorando suas conquistas notáveis e seu impacto na exploração espacial.

PILOTO

Como piloto de testes, tive a incrível oportunidade de operar praticamente todas as aeronaves da Força Aérea Brasileira, o que me proporcionou um conhecimento abrangente das capacidades e tecnologias empregadas por nossa nação.

AERONAVES

Além dessa experiência enriquecedora, tive a honra de pilotar várias aeronaves de ponta durante a metade da década de 1990, incluindo íconos como os americanos F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet, bem como o russo MIG-29 Fulcrum.

A VIRADA

O ano de 1996 marcou outro ponto de virada em minha trajetória quando fui selecionado pelo Alto Comando da Aeronáutica para participar de um mestrado nos Estados Unidos, na Califórnia, com foco em "Engenharia de Sistemas". A oportunidade me proporcionaria 2 anos e meio para completar o programa.

SUPERAÇÃO

Inspirado pelas palavras de minha mãe, que sempre me incentivou a superar as expectativas, decidi fazer mais do que o esperado. Assim, completei o mestrado em apenas 18 meses e, movido pela mesma paixão pelo conhecimento, iniciei um doutorado na mesma área.

ESTUDOS

Durante esse período, decidi também buscar um mestrado no renomado ITA, focando na área de "Otimização de Trajetórias Orbitais".

SONHOS

Embora as chances de realizar uma jornada espacial naquela época parecessem remotas, carreguei comigo o lema de nunca fechar as portas para os próprios sonhos. Afinal, cada conquista começa com um primeiro passo.

Experiências

Durante esse período, decidi também buscar um mestrado no renomado ITA, focando na área de "Otimização de Trajetórias Orbitais".

SONHOS

Essas experiências marcantes me moldaram como profissional e indivíduo, ensinando-me a abraçar desafios, buscar conhecimento incessantemente e nunca subestimar o poder dos sonhos e da determinação. Cada etapa dessa jornada fortaleceu minha crença na importância de se esforçar continuamente para alcançar alturas cada vez maiores.

A CARREIRA CIVIL DE ASTRONAUTA

Em 1998, recebi um e-mail do meu irmão dizendo que a Agência Espacial Brasileira (AEB) faria um concurso público para selecionar o primeiro astronauta brasileiro. Acontece que o Brasil havia entrado no Programa da Estação Espacial Internacional (ISS) através da NASA e agora precisava selecionar um astronauta para integrar a turma de astronautas da NASA para a manutenção e operação da ISS. Pelo acordo da participação do Brasil na ISS, assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1997, o Brasil deveria produzir 6 partes da ISS na indústria nacional e fornecer um astronauta para o quadro de astronautas da NASA. Em troca, o país poderia utilizar os recursos científicos da ISS, que é um magnífico laboratório, para desenvolver remédios, novos materiais, etc.

Tradutor »