Dormir bem faz uma grande diferença, não é mesmo? Muitas vezes sequer reparamos muito na nossa rotina e cuidados com a higiene do sono, até realmente começar a sofrer no com a saúde mental e cansaço por noites insones e até mesmo, na saúde física, com dores e desconfortos. Isso porque durante o sono nosso corpo faz um processo metabólico de recuperação.
Primeiramente, precisamos reforçar que problemas para pegar no sono ou ficar acordando muitas vezes durante a noite, provavelmente tem relação com ansiedade e nervosismo. Pode ser um projeto novo no trabalho, uma reunião importante que terá no próximo dia. Ou mesmo situações na vida mais pessoal.
Por isso, em caso de situações frustrantes que causam dores emocionais e problemas na rotina que possam afetar inclusive a rotina de sono, um psicólogo pode ser buscado para ajudar no processo terapêutico com essas emoções.
Aqui vão dicas para você dormir melhor. Comece a colocá-las em prática hoje mesmo!
O café faz bem para a saúde e ajuda a dar aquela acordada. Mas o excesso, além de poder causar azia, também faz com que seja mais difícil dormir à noite. Especialmente com aquele cafezinho à tarde. Após às 16h, por exemplo, evite tomar essa bebida!
Estabelecer um horário fixo para dormir inclui fazer sua rotina da noite de uma forma com que você esteja entrando no sono por volta do mesmo horário todas as noites. É essa frequência que fará seu corpo ir se adaptando e aceitando melhor as noites de sono mais completas. Também é preciso ter em mente que do momento que você deita na cama, até o horário em que de fato dorme, é um tempo a ser considerado nessa busca por dormir melhor.
Pense da seguinte forma: o que realmente relevante e construtivo você faz no celular por horas o suficiente, que está interferindo na qualidade do seu sono? Se você encontrar alguma dificuldade para reduzir o uso do celular à noite, instale aplicativos que monitoram o seu uso de redes sociais e assim, vá fazendo essa análise e balanço do seu consumo.
Reduzir as luzes fará seu corpo entender automaticamente que é hora de se preparar para dormir. Essa técnica é melhor aplicada no quarto. Então, ao invés de luz principal, coloque abajur com lâmpada mais amarela e prefira essa ambientação com redução de luz branca na maior parte da casa no período da noite.
A meditação ajuda a oxigenar o cérebro, promove relaxamento de músculos, reduz ansiedade e, claro, ajuda a dormir melhor! É normal não conseguir meditar desde o primeiro momento e ficar impaciente. Também é normal o fluxo de pensamentos e lembranças do que ocorreu no dia. Meditar é um processo a ser aprendido e cada pessoa tem seu ritmo. Para ajudar, ouça sons relaxantes com fones de ouvido!
Fuja de chás que contém cafeína, como chá verde, preto e mate. Aposte nos chás relaxantes para dormir melhor, como camomila, maracujá, melissa, cidreira, entre outros. Cerca de 1 hora antes de deitar para dormir é o ideal para apreciar um chá relaxante e permitir que ele vá agindo gradualmente e induzindo seu corpo no estado de sono. Uma dica clássica é ler um pouco de algum livro enquanto aprecia o chá.
Quando falamos que colchão e travesseiro são investimentos, essa é uma verdade que pode ser sentida em quem faz a troca desses produtos, após um bom tempo de uso. A densidade ideal de um colchão para seu peso e o travesseiro com espuma especial, que não absorve calor e seja macio na medida certa farão você ter um sono reparador.
Insônia é um distúrbio do sono que pode ser resolvido com uma série desses hábitos chamados de higiene do sono, antes de recorrer à medicação. Esses são hábitos a serem aplicados todos os dias, criando uma rotina saudável e assim, vivendo melhor o seu dia a dia, uma vez que você permite que seu corpo descanse adequadamente.